segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Nota de Esclarecimento

Prezados, 

Cumpre a esta Seção Sindical esclarecimentos acerca de comentários maliciosos sobre ACT 2017/2018:

  • Com o encerramento das negociações em mesa e a recusa da Embrapa em prorrogar a vigência do ACT 2016/2017 restou aos trabalhadores ajuizarem o dissídio coletivo no TST.
  • Desde então a condução dos trabalhados passou ao Tribunal e não mais ao Sinpaf e a Embrapa.
  • Na primeira audiência, a Embrapa reafirmou a posição de não mais negociar e não prorrogar a validade do ACT 2016/2017. Na ocasião, a Empresa levou para o tribunal um pacote de cláusulas escolhidas unilateralmente e registrou em ata pedido para que a categoria deliberasse pela aprovação ou rejeição.
  • A direção Nacional do Sinpaf decidiu não encaminhar nem pela aprovação nem pela rejeição, pois os trabalhadores deveriam decidir democraticamente segundo suas consciências. E rejeitaram.
  • Dizer que o Sinpaf‘fez merda’ é afirmar que a maioria dos trabalhadores da Embrapa o fez, pois o Sindicato somos nós os filiados. Sobretudo os assistentes e técnicos, que são sempre os mais presentes nos movimentos sindicais. Repudiamos veementemente essa grosseira com o conjunto dos trabalhadores. 
  • Para esta seção sindical a rejeição do pacote, foi decisão correta, pois na reunião do dia 25/08, ficou evidente o tratamento desigual da empresa ao manter pagamentos de funções gratificadas (superam o montante de 67 milhões de reais por ano), mais titularidades para parte da categoria, argumentando não dispor de recursos para garantir por apenas 2 ou 3 meses os pagamentos de insalubridade aos técnicos e assistentes, vários garantidos por decisão judicial.
  • O ministro do TST, que conduz os trabalhos, abriu prazo para Embrapa até 31/08 se pronunciar sobre a inclusão dos pagamentos de insalubridade e periculosidade no pacote e determinou a prorrogação dos efeitos ACT 2016/2017 até o dia 06/09/2017.
  • A decisão de aceitar a proposta foi por maioria dos empregados presentes as assembleias. Quem se acovardou e não compareceu não merece respeito. Quem defende emprego e manutenção de benefícios conquistados ao longo de décadas são os empregados e não um grupo de sindicalistas.
  • Participe do Sindicato. Compareça as assembleias. Defenda posições em votações democráticas e abertas.
E mais...
... "O Sinpaf tem quase 30 anos de fundação e ativa defesa dos interesses dos seus filiados. Sempre foi um Sindicato plural, democrático e participativo. A Seção Sindical Embrapa Petrolina tem 287 filiados (as) e decisões de ACT são tomadas em Assembleias, com filiados e não filiados votando, sem discriminação de cargo ou posição. 
O filiado João Ricardo insiste, de forma grosseira, em atacar o conjunto dos filiados, taxando-os de fazerem ‘merda’ e os dirigentes do Sinpaf de serem omissos, por decisões que ele não concorda. Que esse filiado participe das assembleias, expressando as opiniões, ou mesmo tente destituir a Diretoria da Seção Sindical ou do Sinpaf. Que esse filiado fique a vontade para se entender desfilar-se do Sinpaf. Que faça campanha de desfiliação em massa, pois muitos já tentaram sem êxito, pois tinham interesses outros que não o da maioria dos que fazem o Sinpaf".

Nenhum comentário:

Postar um comentário